Assinatura RSS

A CENA MUSICAL DE PERNAMBUCO

Falar da música pernambucana é fazer uma associação imediata ao frevo, um estilo musical típico do estado e que não deixa ficar parada quem a ouve (mesmo quem não sabe frevar se arrisca a dar uns passos).

O frevo passou a ser conhecido e reconhecido por seu ritmo único e que “ganhou o mundo” ao longo dos seus mais de 100 anos de existência, porém enganam-se aqueles que restringem o repertório musical e cultural pernambucano a esse estilo musical centenário. Maracatu, caboclinho, ciranda são exemplos de expressões culturais típicas do estado e conhecidos principalmente por pernambucanos (nativos ou naturalizados) ou ainda por aqueles que nos visitam.

Na década de 90 surgiram em nosso estado duas bandas que deram voz a um movimento que há muito ficava restrito a bares alternativos do Recife Antigo, Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. Donos de um estilo musical próprio, com letras que abordaram a realidade daqueles quem não vêem o Recife com olhos de turista, ambos serviram e servem de exemplo e inspiração para muitos grupos locais.

O cenário musical pernambucano vai muito além. É composto por bandas que fazem seu próprio som e misturam a tradição com a modernidade.

Por falta de apoio e de valorização dos próprios pernambucanos é cada vez mais complicado para os músicos sobreviverem exclusivamente da música, poucos são aqueles que conseguem. Muitos possuem trabalhos tradicionais ao longo da semana para nos finais de semana fazerem o que realmente lhes dá prazer, a música.

Para essas pessoas que não deixam a tradição musical de Pernambuco morrer ficam registrados os nossos parabéns e o incentivo para que cada vez mais bandas surjam e repitam o sucesso nacional que Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A obtiveram na década de 90.

Wal Vasconcelos

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: