Assinatura RSS

PE Nova Música Convida – Roger de Renor

Publicado em

Roger de Renor, figura marcante da cutura pernambucana

Voltamos a falar sobre o PE Nova Música Convida, evento que aconteceu dia 26 de agosto no bar Burburinho, para comentar a trajetória e trabalho de Roger de Renor, figura emblemática do Movimento Manguebeat.

Roger é pernambucano, filho de mãe potiguar e pai alagoano. Em sua trajetória, o que não falta são histórias, de dono de bar a comunicador, o nome Roger de Renor esta fortemente associado à cena cultural de Pernambuco.

Em entrevista à rádio BBC (vídeo abaixo), Roger fala um pouco sobre o bar, Soparia, que ficou bastante conhecido na região metropolitana do Recife por ter sido ponto de encontro e de divulgação de festas (papel de grande importância em uma época em que não existia rede social na internet).  Lá as pessoas se encontravam para divulgar e comentar sobre as festas que aconteciam na cidade, também era um local para bandas e grupos artísticos de todos os estilos e tamanhos realizarem suas apresentações.

Como comunicador, Roger participou e participa de programas que tratam da cultura de Pernambuco e do Brasil. Em rede Nacional, no programa Som Na Rural, na TV Brasil, Roger convida o entrevistado a dar uma volta em uma Rural (carro da década de 40) e termina a entrevista em uma praça, parque ou rua onde o artista faz um pequeno show.  Na TV local, Roger inicia sua trajetória com o programa Sopa da Cidade (que chegou a transmitir ao vivo o  Abril pro Rock). Em 2002, estréia o Som da Sopa, na TV Universitária da UFPE, e em 2004, o Sopa Diário. Não podemos esquecer do Sopa de Auditório, transmitido ao vivo pela TV Universitária, gravado na Torre Malakoff. Em todos os seus programas Roger abre espaço para diretores e produtores do áudio visual, além de bandas independentes e representantes da cultura de Pernambuco.

No rádio, Roger começou com o programa Cidade de Andada (transmitido de algum ponto da cidade) onde ele interagia com uma banda convidada e com o público do local. Atualmente, Roger tem um programa na rádio Oi Fm, também chamado Sopa. Você pode ouvir aos programas na íntegra clicando aqui.

Além de continuar ativo no cenário cultural de Pernambuco, Roger de Renor é Gerente Geral da Tv Pernambuco, a TV pública do estado (que possui canal no Youtube, para assistir, clique aqui).

Uma resposta »

  1. fechou….muito bom….

    Responder

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: